quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

[RESENHA] Questões do Coração

Autor(a): Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 438
ISBN: 978-85-63219-31-2


Sinopse: Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida.
Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas.
Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas cruzarem-se de maneira inimaginável.  Com pontos de vista alternados e absolutamente bem delineados, Emilly Giffin cria uma história comovente e brilhante sobre pessoas de bem que passam por circunstâncias insustentáveis. Todas sendo testadas como nunca imaginaram ser possível. Todas questionando tudo no que um dia acreditaram. E todas, por fim, descobrindo o que realmente importava.


Resenha:


Olá leitores \õ/ 



O livro em questão no Resenhando é algo que me deixou pensativo após a leitura do ultimo parágrafo, e que mais uma vez tive a atenção dobrada na hora da compra pelo seu título. o_O 

Questões do Coração de Emily Giffin não é só um livro com uma bela capa (achei incrível) e um belo título (que por sinal me deixou curioso sobre o conteúdo) é algo que nos toca e emociona com os acontecimentos descritos, acontecimentos esses que todos estamos sujeitos a presenciar na correria do dia-dia. O livro no seu contexto nos traz a história de duas mulheres que lutam pelo amor verdadeiro em suas vidas, e em sua família. 

Tessa e Nick Russo são as primeiras pessoas que nos deparamos em meio à narrativa, aparentemente um casal normal com pouco mais de sete anos de casamento e com dois filhos, Ruby uma menina com uma personalidade forte e Frank um garotinho. Em seguida vemos Vallerie Anderson uma advogada bem sucedida que passou por muita coisa antes de ser a mãe de Charlie um menino encantador, Vallerie é mãe solteira e tudo o que ela faz pensa primeiramente na felicidade do seu filho. 

Eis que um trágico acidente acontece com Charlie, e a partir disto nossa história ganha mais emoções e reviravoltas. Charlie por acidente cai em uma fogueira na casa de um colega da escola e sofre graves queimaduras, ele é levado ao hospital onde Nick trabalha e fica aos cuidados dele, a mãe após conhecer o médico de seu filho, acaba gostando dele além da amizade que criaram a partir da convivência diária no hospital, nascendo algo nela que nunca mais havia sentido desde que o pai de Charlie a abandonou sozinha ao saber da gravidez. Mas nada é fácil para ela, pois ao mesmo tempo em que tem que conviver com o fato de seu filho estar gravemente ferido, tem que conviver em seu interior com uma paixão pelo cirurgião de seu filho que já tem uma família e esposa. 

Tessa desde que abandonou seu emprego e se dedicou totalmente ao lar e a família, frequenta um grupo de amigas onde, só o que elas fazem  falar do caso do garotinho que se queimou e outras coisas que se passavam no bairro o que por sinal a deixava atordoada sobre como as suas amigas falavam de coisas que não tinham muito interesse a ela, após dias ela percebe que seu marido vai ficando mais distante e estranho, primeiramente ela achava que era pela rotina exaustiva que ele levava no hospital, mas depois de uma noite em que ela viu uma mensagem no celular de seu marido sem querem começa a suspeitar que ele esteja a traindo, o que até então nunca aconteceu em seu relacionamento com Nick. 

Definitivamente você leitor já percebeu do que se trata a narrativa, mas o que  marca este livro é que ele não é exposto a apenas a um fato, ele coloca em jogo muitas coisas que nos emocionam com o decorrer da leitura, e que nos deixa pensativos, e claro no fim do livro você percebe que a mensagem que a autora nós traz é algo que muitos hoje em dia não conseguem fazer. 

Questões do coração com sua narrativa em primeira (Tessa) e terceira pessoa (Vallerie) nos possibilita perspectivas diferentes dos fatos ocorridos, alem disso o livro me deixou a desejar uma continuação ao termino, queria saber o que viria pela frente após as decisões tomadas por cada um dos personagens, e que futuro cada um teve ao tomar tais decisões. Um livro belíssimo.

Enfim, para finalizar deixo abaixo algumas citações marcantes deste maravilhoso livro. 




“Às vezes, coisas ruins simplesmente acontecem, mesmo com as melhores pessoas do mundo.” (p. 91) 

“Os casais podem se apaixonar com base na aparência e na atração, mas essas coisas não importam tanto com o passar do tempo.” (p.112) 

“Porém, uma coisa que aprendi nesta vida é que nunca se deve dizer NUNCA.”  (p.119) 

“Ela disse a si mesma que não acreditava em muitas coisas, mas que acreditava na essencialidade do amor, algo que faltava em sua vida.” (p.311) 

Não esqueçam de comentar!
 Obrigado! :)



2 comentários:

  1. Uau, adorei a resenha. Esse não é o meu tipo favorito de livro, mas acho que valerá a pena lê-lo, gostei de sua resenha, foi bem clara e mostrou como você se emocionou com o livro. Espero que o mesmo ocorra comigo. *-*

    (Depósito de Citações).

    ResponderExcluir

Critique, elogie, de sujestões...
Sua opinião é muito importante!