segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

[RESENHA] A Hospedeira

Autor(a): Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Páginas: 560
ISBN: 978-85-98078-59-5


Sinopse: Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Resenha:


Olá Leitores! *----*
O resenhando de hoje é sobre mais um livro incrível que tive a oportunidade de ler. A Hospedeira de Stephenie Meyer, autora da fervilhante saga Crepúsculo e deste magnífico livro onde temos a historia de uma jovem alma em um corpo e um mundo estranho. 

Uma invasão ocorre no planeta terra, às pessoas começam a agir estranhamente, assassinos e ladrões se entregam as autoridades, a violência se extingue do planeta e junto com ela os   humanos, restando apenas aparências, humanos hospedeiros com seres de outros planetas. Almas como são chamadas, são inseridas diariamente nas pessoas tornando-as dona do corpo e do controle sobre suas ações. Deixando de lado a consciência humana, extinguindo-a para sempre. Os poucos humanos que restaram estão em guerra contra os invasores, que vieram com o intuito de colocar paz neste planeta, neste novo mundo. 

“Boa convivência é a quintessência de toda alma” (p.22) 

A terra esta mudada os humanos estão quase em extinção e em uma sala de cirurgia uma nova alma é inserida em um corpo que foi pego pelos buscadores, seres que capturam os rebeldes para servirem de hospedeiros. O processo de inserção da alma cujo nome foi batizado de Peregrina ocorre bem, mas os próximos momentos serão os mais difíceis para esta nova alma inserida. 

Melanie Stryder é a dona do corpo onde a alma está inserida e sua reação a inserção é a causa dos problemas que Peregrina sofre a cada dia. A consciência dupla na cabeça de Peregrina a deixa atordoada, pois Melanie instantaneamente joga recordações da sua vida deixando peregrina confusa sobre quem é e quem deve ser na sociedade de almas. 


“Outra vez, o rosto preenche minha mente. [...] O rosto despertou em mim um prazer estranho e profundo ao vê-lo com tanta clareza em minha mente.” (p.31) 

As memórias do corpo levam a alma Peregrina a procurar pelas duas pessoas que Melanie mais amava e protegia em sua vida, o irmão Jamie e Jared o seu amor. Essa busca leva-a ao deserto, uma busca por pistas que seu tio Jeb deixou a ela quando ainda era garota, um possível acampamento onde poderia haver sobreviventes. Ao ser encontrada Peregrina é mantida como refém, pois os humanos sentem muita raiva por ela ser uma alma, por ela ser como os outros que levaram seus entes queridos. E claro, por ela estar inserida no corpo de Melanie. E lá, entre todas aquelas pessoas foi onde ela encontra os dois homens que mais ama, ou seja, que Melanie mais ama em meio a todos naquela confusão. 

O medo se transforma em ódio e violência no coração humano.” (p.141) 

O único ser humano que acredita em Peregrina é o seu irmão e o tio Jeb um cara curioso e dono do lugar onde todos moram, um lugar onde os buscadores não encontraram, pois eles moram no subsolo numa extensa rede de cavernas vulcânicas. Tendo assim a oportunidade de viver, Peregrina ou Peg, como Jeb a chama é inserida no meio social contra a vontade de todos, pois Jeb sabia de algum jeito que a consciência de Melaine ainda estava viva dentro de Peg. 

Muitas coisas acontecem com o decorrer do tempo e Peg conquistou algumas pessoas com suas histórias de outros mundos, com o seu jeito de ser e mostra a todos que as almas não são assim tão ruins como os humanos podem ser. Mas chega um momento em que ela tem que tomar uma decisão que muda a todos ao seu redor, que muda a Jared a Jamie, e principalmente a Ian um humano que a odiava no início e com o tempo se encantou pelo que Peregrina é, se encantou pela alma que ela era, sendo ele a única pessoa que Peg amou depois de todas as vidas que teve em outros planetas. 

“São estranhos os caminhos da vida e do amor. Eu não esperava isso.” (p.361) 

Mas nada é fácil para ela, pois o corpo de Melaine não ama Ian, mas sim Jared o que a faz tomar uma decisão arrebatadora. Uma decisão que nos deixa abalados por tamanha coragem e bondade que ela tem em seu interior. 

“É engraçado imaginar as coisas mudando por aqui... Acho que o verão não pode durar para sempre.” (p.499) 

Surpreendente e emocionante foi a visão que tive ao terminar o ultimo capítulo. Decididamente esse livro nos trás emoções fortes ao ler cada página, onde sem perceber nos encantamos com todos os detalhes que Peregrina nos mostra durante toda a história. 

“Depois de todos os planetas e de todos os hospedeiros que deixou para trás, você finalmente encontrou o lugar e o corpo pelos quais morreria. Acho que você encontrou sua casa, Peregrina.” (p.105) 

Agora, para aqueles como eu que devoraram cada capítulo insaciavelmente, só nos resta esperar para ver a adaptação do livro para o cinema que em breve estará disponível nas telonas brasileiras com estréia marcada para 29 de Março deste ano. 

Galera, sintam o gostinho do que está chegando. É de arrepiar, ao ver os personagens do livro... \õ/





Obrigado por lerem minha resenha! Sintam-se livres para comentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Critique, elogie, de sujestões...
Sua opinião é muito importante!