quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

[RESENHA] O Caminho do Poço das Lágrimas


Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Ano: 2008 
Páginas: 200
ISBN: 978-85-7679-202-4

Sinopse: Jonas viajava com os filhos Ingrid e Bosco por uma estrada escura. De repente os três adormecem e, quando acordam, depois de muitos sonhos agitados, se dão conta de que estão em um vasto campo verde. O carro em que viajavam desapareceu e a única saída daquele campo é um caminho formado por pedras justapostas... é "O Caminho do Poço das Lágrimas". Mas para onde os levará esse caminho? Que mistérios e perigos os esperam?




Resenha:

Olá jovens leitores... \õ/

A resenha que trago hoje no blog é sobre um livro de autoria de André Vianco, um autor brasileiro. Este livro está na minha estante há exatamente um ano, basicamente o que me fez escolher este livro foi o título “O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS”. Fiquei curioso para saber a que lugar este caminho me levaria, onde eu iria parar se seguisse este caminho? 

O livro é muito belo no aspecto físico, para mim foi uma surpresa ter um livro tão magnífico externamente, “UAAAUUH...” essa foi a minha reação ao vê-lo. Com ilustrações de Lese Pierre na capa e no interior do livro, o que deixa a leitura mais magnífica. Sua capa com tons escuros e azulados e a ilustração em branco é algo que não passa despercebida aos olhos de leitores. Ao abrir o livro vem à primeira surpresa, a primeira ilustração que só no decorrer da leitura você entenderá melhor, e claro além das belas ilustrações que compõem o livro e a ótima impressão não deixo de destacar as magníficas páginas em tons amarelados que eu amo.

Bem, não é difícil notar que um livro quando bem estruturado externamente nos desperta aquela curiosidade a mais sobre a história. Acho que até agora você deve estar se perguntando: Mas e a história Diogo, ela é sobre o que? É boa como o livro externamente? Calma, muita calma. Creio que não poderia falar do conteúdo interno sem antes explicitar o externo, que é magnífico.

Pois bem, nossa viajem se inicia em um amanhecer onde somos apresentados a três pessoas que estão deitadas em um campo aberto e que nos levarão a caminhar lado a lado em direção ao Caminho do poço das lágrimas.

Jonas, Ingrid e Bosco são os caminhantes que nos guiarão a esta jornada. Jonas é o pai dos dois pequenos que em sua viagem de volta para casa, acordam misteriosamente próximos ao caminho.
“O pai estranhou. Não tinha parado ali para descansar. Jonas guiou a madrugada inteirinha para chegar de manhã em casa a tempo de os filhos irem para o colégio.” (p.10)
Ao acordarem os três vêem um caminho de pedras que segue em direção a um bosque do qual se aventuram, e vão descobrindo misteriosamente o porque de estarem ali. Em nosso caminho somos apresentados a diversos serem como um pequeno homem com um cachimbo que dá a dica para que eles não saiam da trilha, e que mostra a eles uma fazenda de formigas que as crianças passam a fazer observações por um longo tempo junto ao pai.
“Só agora os visitantes do caminho do poço das lágrimas se davam conta de quantas formigas morriam e quão rápido é este processo.” (p.35)
Após analisarem as pequenas formigas eles continuaram o caminho, o pai sabia que não deviam desistir e por mais que as crianças parassem ele sempre incentivava cada um a continuar. Mas eis que por um descuido Ingrid deixa de seguir o caminho, seguindo para fora da trilha.
“Ingrid sentiu o gosto da solidão passando a língua entre is lábios e, então seus cabelos se arrepiaram.” (p.49)
Jonas por instinto paterno de proteção corre atrás da filha deixando Bosco para trás, mas antes de sair pede para o filho para que ele não saia do caminho em hipótese alguma até o seu retorno. O que não acontece, pois Bosco também sai da trilha, atraído por um poço, o poço das lágrimas.

É incrível como a partir deste descuido somos levados ao extremo, somos apresentado a um novo lugar, muito mais misterioso e perigoso e como esperado vemo-nos desvendando cada mistério, sendo entre todos os outros o mais intrigante: o porquê de os três estarem neste caminho. 

A jornada continua e somos apresentados a mãe das crianças Lorena e novamente a criaturas estranhas e situações que te deixam sem ar levando cada minuto de leitura ao extremo tendo um final surpreendente e encantador.

Penso que esta viagem através do caminho do poço das lágrimas não foi uma viagem qualquer. Bosco, Ingrid e Jonas mostraram a mim coisas que havia pouco percebido no dia-dia. Coisas importantes para a vida, coisas estas que cada leitor ao ler este livro perceberá de maneira diferente nos diversos contextos do livro.

Assim, para finalizar deixo aqui a canção de ninar do poço das lágrimas que Lorena cantava as crianças antes de dormirem. 


“Lorena, afagou a cabeça da filha por mais uns instantes e então começou a cantar:” (p.176)

“Quando estivermos naquele lugar
Eu vou te dar a mão pra caminhar
Por uma trilha estranha vamos passar
E nenhuma vez sua mão eu vou soltar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho, que vai ser fácil suportar
Toda a distância que vai surgir
Só vai... aumentar o que sinto por ti.

Quando aos portões a gente chegar
prometa não ter medo e nem mesmo chorar
porque eu jamais, jamais vou te abandonar
Nem mesmo que as formigas queiram te levar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho, que vai ser fácil suportar
Toda a distância que vai surgir
Só vai... aumentar o que sinto por ti.

Quando aos portões a gente chegar
prometa não ter medo e nem mesmo chorar
porque eu jamais, jamais vou te abandonar
Nem mesmo que o porteiro não me deixe passar

Quando a dona aranha nos encontrar
Lembre que ela sempre vem pra nos carregar
porque todo mundo tem uma hora de partir
E pelo poço das lágrimas nós vamos passar.

Mas se seu amor for forte e durar
Juro, meu benzinho que vai ser fácil suportar
Porque eu te quero e nunca vou te abandonar
Porque eu te amo e jamais, jamais isso vai mudar.”
(p.145-146)



Sintam-se livres e comentem...
Obrigado! :)

Um comentário:

  1. André vianco tem dessas coisas. Ele é capaz de escrever livros completamente sangrentos sobre vampiros e o destino da humanidade. Mas, tambem sabe fazer seu mistério. é um escritor comtemporaneo que faz o leitor pensar sobre seus medos, sobre solidao e principalmente sobre nosso atos.

    Ele é incrivel.

    ResponderExcluir

Critique, elogie, de sujestões...
Sua opinião é muito importante!